NO MUNDO DA ADMINISTRAÇÃO

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ADMINISTRAÇÃO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

RESUMO: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS E TEORIA DA BUROCRACIA

ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS

            A busca de uma maior eficiência nas empresas exigiu a reconsideração das relações e aspirações dos elementos humanos na organização.

            Os Pressupostos da Abordagem de Relações Humanas:

            As pesquisas de Elton Mayo propiciaram um cenário favorável à introdução de uma nova abordagem na solução dos problemas de administração, focalizada no processo de motivar os indivíduos para o atingimento das metas organizacionais. Para tanto alguns pressupostos sobre o comportamento humano precisavam ser aceitos pelos administradores:
·         Integração e comportamento sociais: o papel da integração grupal é primordial para o bem-estar psicoemocional dos trabalhadores. A administração  que busca a eficiência e o aumento da produção deve então atentar à conciliação dos objetivos empresariais com os interesses subjetivos dos trabalhadores, para obter os resultados desejados.
·         Participação nas decisões - a participação de cada um no processo decisório é fundamental, embora condicionada à situação e ao padrão de liderança adotado. A participação nas decisões, favorecida através de uma comunicação de baixo para cima, estimula a iniciativa dos funcionários e aumenta a produtividade empresarial.
·         Homem Social – o comportamento dos trabalhadores está condicionado não somente a aspectos biológicos mas também as normas e padrões sociais.
·         Conteúdo do trabalho – trabalhos simples e repetitivo são monótonos e negativos para a motivação do trabalhador e, conseqüentemente, para o nível da produção.

Considerações importantes acerca Abordagem Humanística

Da mesma forma que as teorias cientifica e clássica, a abordagem humanística foi alvo de veementes críticas. Mas vale lembrar que sua eclosão serviu de base para o desenvolvimento de escolas posteriores em estudos de gestão.
·         Negação do conflito entre empresa e trabalhadores – Como o reconhecimento do conflito entre os objetivos da empresa e os interesses dos trabalhadores implicaria na diferença das metas dos trabalhadores e da empresa, o movimento de relações humanas tenta resolvê-lo negando sua existência.
·         Restrição de variáveis e da amostra – a abordagem se restringiu a um número excessivamente pequeno de variáveis. Como resultado, a defesa de um  homem social, em oposição ao homem econômico dos clássicos, pecava por não considerar o meio social como apenas um dos fatores que influenciam o comportamento das pessoas na empresa.
·         Ênfase excessiva nos grupos informais – a influencia do grupo, além de ser limitada, representa apenas um dos fatores capazes de alterar o nível de produtividade dos trabalhadores.
·         Espionagem disfarçada – a crítica que se faz é que a abertura de um espaço para a expressão dos trabalhadores passou a ser uma forma da administração: espionar as idéias e insatisfações dos trabalhadores, inteirando-se previamente dos movimentos trabalhistas reivindicatórios.  
·         Ausência de novos critérios de gestão - A teoria das relações humanas pode ser criticada por não fornecer critérios efetivos de gestão, indicando de forma mais práticas o que deve ou não ser feito para se obter os melhores resultados empresariais.

            A análise constante dos fatores dos motivadores do trabalho, o estímulo a um comportamento favorável às mudanças exigidas pelo ambiente e à iniciativa dos funcionários são aspectos que não despercebidos por nenhum executivo que se considere em dia com as modernas propostas de gestão.
BUROCRACIA

            O modelo burocrático segue preceitos rígidos e disciplinadores para o desempenho eficaz do individuo e da organização. A instabilidade das emoções e os comportamentos aleatórios eram vistos como perniciosos ao bom desempenho empresarial. Assim, os pressupostos da teoria saíam em defesa de aspectos coerentes com a visão racionalista do ser humano.
                                               Burocracia é um modelo  

            Max Weber foi um dos fundadores da sociologia moderna.
            O modelo burocrático surgiu então como uma proposta de estrutura administrativa para organizações complexas, dotada de características próprias, eficiente na sociedade industrial emergente.
            Embora a expressão organização burocrática seja utilizada de modo depreciativo, para designar empresas complicadas no seu processo de trabalho e lentas no processo de decisão, a burocracia, de acordo com os princípios apresentados, mostrou-se uma forma adequada e muito aplicada        às organizações de todo tipo. A rigor o modelo burocrático facilita a atividade de supervisão do trabalhador, que de antemão já possui todas as informações necessárias sobre a sua tarefa e o comportamento desejado pela administração.

            Os princípios da burocracia defendem o cumprimento dos objetivos organizacionais de forma não apenas eficaz, mas eficiente.
            A eficácia – está relacionada ao cumprimento dos objetivos traçados e fazer as coisas certas.
            A eficiência – significa a melhor forma de atingi-los.
Fonte:
Livro : de taylor aos nossos dias...

RESUMOS: DA TEORIA CIENTÍFICA E TEORIA CLÁSSICA


RESUMO
TEORIA CIENTÍFICA
Taylor
            Grande parte das corporações mundiais que conhecemos hoje foi impulsionada ou transformada pela Revolução Industrial.
            Na virada do século XIX, Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização do trabalho do operário.
             A característica mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da Teoria da Administração Científica.
            Taylor defendia os seguintes princípios:

·         Seleção Cientifica do Trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.

·         Tempo-padrão – O trabalhador deve atingir no mínimo a produção- padrão estabelecido pela gerência.

·         Plano de Incentivo salarial – A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao número de unidades produzidas.

·         Trabalho em conjunto – Os interesses dos funcionários (altos salários) e da administração (baixo custo de produção) podem ser conciliados, pois quando o trabalhador produz muito, sua remuneração aumenta e a produtividade da empresa também.

·         Gerentes Planejam Operários Executam – o planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da gerencia, enquanto a execução cabe aos operários e seus supervisores.

·         Divisão do Trabalho – Uma tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas. Quanto menor e mais simples a tarefa, maior será a habilidade do operário em executar a tarefa.

·         Supervisão – Também deve ser funcional, ou seja, especializada por área. A função básica do supervisor, como o próprio nome indica, é controlar o trabalho dos funcionários.

·         Ênfase na eficiência – Existe uma única maneira certa de executar uma tarefa (the Best way). Para descobrir-la, a administração deve empreender um estudo de tempos e métodos, decompondo os movimentos das tarefas executadas pelos tarabalhadores.

            Considerações acerca da administração Cientifica de Taylor

·         Enfoque mecanicista do ser humano – A visão da organização como uma máquina. A partir dessa concepção, cada funcionário é considerado uma mera engrenagem no corpo da empresa, tendo desrespeitada sua condição de ser humano.
·         Homo economicus – o incentivo monetário, apesar de importante, não se revela suficiente para promover a satisfação dos trabalhadores. O reconhecimento do trabalho, os incentivos morais e a auto – realização são aspectos fundamentais
·         Superespecialização do operário – com a fragmentação das tarefas, a qualificação do funcionário passa a ser supérflua. Ele passa a desenvolver tarefas cada vez mais repetitivas, monótonas e desarticuladas do processo como um todo.
·         Exploração dos empregados – A administração Cientifica legitima a exploração dos operários, em prol dos interesses patronais.


TEORIA CLÁSSICA
DE FAYOL

            Paralelamente aos estudos de Taylor, o engenheiro francês Henry Fayol defendia princípios semelhantes na Europa.
            Fayol relacionou quatorze princípios básicos, que podem ser estudados de forma complementar a de Taylor.

·         Divisão do Trabalho – a especialização dos funcionários, dos executivos da administração aos operários da fábrica, favorece a eficiência na produção, aumentando a produtividade.
·         Autoridade e Responsabilidade – autoridade é o direito dos superiores hierárquicos de dar ordens que serão supostamente obedecidas; responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
·         Unidade de Direção – o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para o grupos de atividades com os mesmos objetivos.
·         Unidade de Comando – um empregado deve receber ordens de apenas um supervisor, evitando contra-ordens.
·         Disciplina – necessidade de se estabelecer normas de conduta e de trabalho, válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina joga a organização no caos.
·         Prevalência dos interesses Gerais – os interesses gerais da corporação devem prevalecer sobre os interesses individuais.
·         Remuneração – deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização.
·         Centralização – as atividades cruciais da organização e a autoridade para a sua adoção devem ser centralizadas.
·         Hierarquia (cadeia Escalar) – defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando á risca uma linha de autoridade fixa.
·         Ordem – deve ser mantida em toda a organização, preservando um lugar para cada coisa (pessoa) e cada coisa (pessoa)em seu lugar.
·         Equidade – a justiça deve prevalecer também no ambiente de trabalho, justificando a lealdade e a devoção dos funcionários a empresa.
·         Estabilidade dos funcionários – a alta rotatividade do pessoal tem conseqüências negativas sobre o desempenho da organização e o moral dos trabalhadores.
·         Iniciativa – deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
·         Espírito de Corpo – (“Sprit de corps”) – O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro das equipes.Os componentes de um mesmo grupo precisam ter consciência consciências de classe, para com isso defender seus propósitos.

            Ao lado dos princípios gerais, Fayol enunciou as funções precípuas da gerência administrativa. O conjunto das funções administrativas forma o processo administrativo. São elas:

Planejar - significa estabelecer os objetivos da organização, especificando a forma como serão atingidos. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir os objetivos traçados.
Comandar  - significa fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito.
Organizar - é a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma, segundo o planejamento traçado.
Controlar - o controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e as ordens ditadas.
Coordenar - a implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a organização (departamentos e pessoal), tendo em vista os objetivos traçados.

Considerações acerca da Teoria Clássica

            Obsessão pelo comando - Fayol centrou seus estudos na unidade do comando, na autoridade e na responsabilidade.
            A empresa como sistema fechado – outra crítica freqüentemente endereçada à administração clássica é que considerava a empresa como um sistema fechado.
            Não é raro encontrarmos a utilização indistinta dos termos administração cientifica e administração clássica. Entretanto, as diferenças entre as duas são patentes.

·         A administração cientifica surgiu no chão da fábrica. Conforme o próprio nome indica, preconizava a adoção de métodos racionais e padronizados, a máxima divisão de tarefas e o enfoque centrado na produção.
·         A administração clássica, que teve origem na alta administração, enfatiza a estrutura formal da organização e a adoção de princípios e funções administrativas necessárias a realização do trabalho.






FONTE:
Livro: de Tylor aos nossos dias...