NO MUNDO DA ADMINISTRAÇÃO

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ADMINISTRAÇÃO

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mayo e a experiência de Hawthorne

                                  A Experiência de Hawthorne

Elton Mayo 
     O australiano Elton Mayo (1880-1949) começou a se interessar em 1923 pela rotatividade de pessoal e queda de produtividade. A partir dos anos 20 percebia-se nas empresas americanas o que se convencionou chamar de "spleen industrial": um abatimento moral dos trabalhadores, com perda de interesse pelo trabalho, fadiga e monotonia. Como a continuação de uma série de estudos anteriores, entre 1927 e 1929, Mayo desenvolveu experimentos junto a grupos de trabalhadores da área de montagem de relés da indústria Hawthorne, da Western Electric. A experiência se baseava na alteração de uma variável da condição de trabalho (iluminação, pausas, jornadas de trabalho), enquanto as outras permaneciam constantes. Como a produtividade aumentava tanto no grupo experimental quanto nos outros, a conclusão foi a de que fatores físicos influenciam menos a produção  do que os emocionais. O simples fato de mostrar, pela presença dos cientistas e pelas experiências, que havia interesses pelas condições dos operários, incentivava-os a se interessar novamente pelo trabalho.
     Conforme o relatório das experiências. "Em termos do conceito de uma organização industrial enquanto sistemas social, muitos dos problemas humanos de gestão podem ser reformulados. Uma visão tradicional desses problemas frequentemente distorce a situação humana real na planta industrial. Os trabalhadores, supervisores ou executivos são muitas vezes considerados separadamente de seu ambiente social e história pessoal  e são tratados essencialmente como homens econômicos. A simples análise de causa e efeito de seu comportamento é substituída pelo contexto situacional mais rico, no qual suas vidas são vividas e nas quais prevalece a relação de dependência mútua. "

Fonte:
Livro: Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendência da moderna administração de empresas.
Autor: Ferreira, Ademir Antonio.

Henry Fayol

Fayol, o verdadeiro pai da administração...

     Ingressando como engenheiro de minas na société Anonyme Comentry-Fourchambault em 1860, Henry Fayol (1841-1925) foi nomeado seu diretor 1888, com a missão de reverter o quadro de falência da empresa. Mais do que recuperá-la, Fayol a transformou em um vasto complexo metalúrgico, aposentando-se em 1918, aos 77 anos.
     Seu sucesso era atrabuído à sua forma abrangente e completa de pensar a empresa e os problemas básicos da administração prática. Sua obra básica, Princípios Gerais da Administração, compila suas conclusões, abordando tópicos como as características dos administradores, a importância de seu treinamento, suas funções básicas e os princípios básicos da administração, defendendo que seu estudo teórico deveria preceder a prática da profissão.
     Em função disso, dada sua percepção dos problemas básicos da administração moderna e a universalidade de seus princípios gerais, alguns autores vêem em Fayol o verdadeiro pai da administração.

Fonte:
Livro: Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendência da moderna administração de empresas.
Autor: Ferreira, Ademir Antonio.