NO MUNDO DA ADMINISTRAÇÃO

NO MUNDO DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO

domingo, 4 de setembro de 2011

Empreendedorismo

        O que o empreendedor deve saber...

        A pessoa que assume riscos de começar uma empresa é um empreendedor.
        Muitas pessoas começaram a vida como pequenos empreendedores, virtualmente
do zero.
        Pessoas como Henry Ford e Bill Gates foram além da criação de empresas. Eles
transformaram a tecnologia, em um modo de fazer negócios e a própria sociedade.Essas
pessoas são muitos visíveis, mas o mundo dos negócios é feito das grandes corporações
e de uma enorme quantidade de pequenos empreendedores.

Vantagens e Desvantagens de ser um empreendedor:

Vantagens:                                                             Desvantagens:
  • Autonomia                                                Sacrifício Pessoal
  • Desafio                                                     Sobregarca de responsabilidade
  • Controle finaceiro                                      Pequena margem de erro
Senso de independência:

Empreendedores são pessoas que preferem depender de sua própia capacidade de enfrentar incertezas do que trabalhar para os outros.Gostam de enfrentar desafios...

Classificação das empresas pelo porte:

Microempresas
Empresas de Pequeno Porte
Empresas de Médio Porte
Empresas de Grande Porte
As diferenças nas classificações devem-se ao fato de que as micro e pequenas empresas são definidas em lei, e as empresas de médio e grande porte são classificadas de acordo com critérios de outros órgãos, como BNDES e o Sebrae.

Empresa de Sucesso:
O Indicador mais importante de sucesso é o desempenho financeiro, que depende da satisfaçào do cliente e da eficiência dos processos. Tudo depende da competência gerencial do empreendedor.
Formalização de um novo negócio:

A lista de exigências é extensa... como: solicitação de alvarás, licenças, livros ou documentos em diversos órgãos...

Condições do ambiente econômico:

Os conceitos básicos que todo empreendedor deve conhecer são: mercado, concorrência, demanda e oferta.

Conjuntura Economica:

Há três fatores macroeconômicos que afetam o desempenho de qualquer negócio: crescimento econômico, inflação ou deflação e taxa de juros.

Fonte:
Livro: Maximiano (2006).

Principios Gerais da Administração Cientifica de Taylor

Taylor
                                        Principios  Gerais da Administração Cientifica de Taylor
  • Seleção Cientifica do Trabalhador
  • Tempo - Padrão
  • Plano de incentivo Salarial
  • Trabalho em conjunto - diferente de trabalho em equipe
  • Gerentes Planejam, operários executam
  • Divisão do trabalho
  • Supervisão do Trabalho
  • Eficiência
  • Homo Economicus
As funções Gerenciais de Fayol
  • Divisão do Trabalho
  • Autoridade e Responsabilidade
  • Unidade de comando
  • Disciplina
  • Remuneração
  • Centralização
  • Estabilidade dos Funcionários   
    PRECURSOR
    TAYLOR
    FAYOL
    Origem
    Chão de Fábrica
    Gerentes administrativos
    Ênfase
    Divisão de Tarefas
    Estruturas  formal  das empresas
    Enfoque
    Produção
    Gerência